PAPA FRANCISCO: BISPO DENUNCIA QUE O MESMO FOI REBAIXADO
Salvo em: Blog por Aldo Maria Valli
Depois do caso do docufilme de Francisco do diretor Evgeny Afineevsky, não entro no grau de envolvimento real e de compartilhamento por parte do papa, nem me detenho no que foi realmente dito ou não dito, no que era esperado ou inesperado.
Em vez disso, me detenho em um elemento objetivo, um fato bruto, um fato empírico: o caso Afineevsky marca um passo significativamente importante no processo de fragmentação da unidade eclesial, principalmente na degradação da figura do Sumo Pontífice.
Aquele que deveria representar o auge da catolicidade e carregar dentro de si a dignidade e a sacralidade do legado de Cristo no mundo ao máximo, foi reduzido a chacota nas redes sociais de todo o mundo.
A quantidade de publicações exploradoras, pelo menos pelo que pude encontrar, superou todas as anteriores. Grupos progressistas imediatamente assumiram a imagem do papa como um pendente para fundos do arco-íris e declarações revolucionárias maçônicas. Membros importantes da família têm feito hermenêutica como enciclopedistas para poder relacionar as declarações pontifícias com a defesa tradicional da família. As Antífras (permitem-me batizá-las assim?) Deram-se ao luxo de caricaturas, memes e piadas que há meio século seriam destinadas sim e não aos piores anticlericais da sociedade.
Em ambos os casos, o papa parece ter passado definitivamente de fonte e luz, a tornar-se - de vez em quando - instrumento, objeto, mascote, meio para os fins alheios. E se é verdade que este crescente ataque às altas instituições está no ar há algum tempo (Bento XVI retirou-se por causa desses golpes, ou em qualquer caso se aposentou enquanto era dominado por tais golpes), também deve ser notado que um nível tão alto de tensão para um Vigário de Cristo não foi editado. Acima de tudo, era sem precedentes ser tão pressionado tanto pelos expoentes do Cristianismo quanto pelo próprio Catolicismo. Aqui está um papa tratado como uma marionete, até mesmo por si mesmo, goste ou não. É assim que sua persona se parece via transmissão.Não sou eu que julgo frágil a comunicação do sumo pontífice, é a mídia e o mundo social que a mostra nesses termos. A realidade fala por si mesma e o que o mundo representa é um papa que se comunica de forma fragmentada e que não consegue se fazer compreender de forma inequívoca, mesmo por seus zeladores.
O que tudo isso implica? Falar do Papa significa falar de coesão na Catholica . Então, qual será o resultado futuro provável de tal situação? E se não a desintegração da unidade eclesial? A dúvida vem. Portanto, o bispo Carlo Maria Viganò prontamente interveio para evitar o risco de cisma. Aquele cisma submerso que se espalha há quarenta anos, mencionado em voz baixa há alguns anos por personalidades do calibre do cardeal Burke, torna-se agora claro alarme nas declarações de um bispo.
Bem, tudo isso me leva a dizer que, na turbulência do caso Afineevsky, o que emerge como o desfecho mais assustador talvez não seja o debate sobre a moralidade natural, mas a polarização cada vez mais clara dentro da própria Igreja Católica. Isso é trágico e cruel. O jogo das lacerações entra cada vez mais na vida do catolicismo. A Igreja - que teologicamente é santa e não pode sucumbir - corre o risco de ser esmagada pelo mundo e pela modernidade.
Aqui sinto a missão muito cansativa do cristão hoje, a minha missão: o chamado a testemunhar com coragem cada vez mais intensa a fidelidade à Tradição perene contra os Ditadores do Relativismo, permanecendo intimamente ligados, como também no foro externo, a amar e fazer sempre as pessoas amadas com mais gentileza o Santo Padre e a hierarquia eclesial. Aqui estamos enfrentando um novo, mais um paradoxo da vida cristã.
As palavras escritas pelo Papa Bento XVI na carta que acompanhou o motu proprio Summorum Pontificum , uma carta que é uma obra-prima da caridade cristã, emergem da memória profética e negligenciada.
O Papa mostra-se ciente da enorme oposição que virá de dentro da Igreja e se apressa em esclarecer as dúvidas, dissipando todas as críticas e aparentes negatividades do documento. No centro da carta, porém, é tocado o motivo fundamental e luminoso da iniciativa litúrgica: “É uma questão de alcançar uma reconciliação interna na Igreja.
Olhando para o passado, para as divisões que ao longo dos séculos dilaceraram o Corpo de Cristo, fica-se continuamente com a impressão de que, nos momentos críticos em que a divisão estava surgindo, não era feito o suficiente pelos líderes da Igreja para preservar ou para alcançar reconciliação e unidade; tem-se a impressão de que as omissões na Igreja tiveram sua cota de culpa no fato de que essas divisões puderam se consolidar.
Este olhar para o passado hoje nos impõe uma obrigação: fazer todos os esforços para que todos aqueles que desejam verdadeiramente a unidade possam permanecer nesta unidade ou reencontrá-la. Lembro-me de uma frase da segunda Carta aos Coríntios, onde Paulo escreve: “A nossa boca falou-vos com franqueza, Coríntios, e o nosso coração se abriu completamente para vós. Você não está realmente apertado em nós; é em seus corações que vocês estão próximos ... Dê-nos o retorno, abra seu coração também! " (2 Cor 6: 11-13).
Certamente Paulo o diz em outro contexto, mas seu convite pode e deve nos tocar também, precisamente neste tema. Abramos com generosidade o nosso coração e deixemos entrar tudo o que a própria fé oferece ”. envidem todos os esforços para que todos aqueles que desejam verdadeiramente a unidade possam permanecer nesta unidade ou reencontrá-la.
Essas palavras, lidas à luz do cenário atual, causam arrepios em quem as aceita em sua clara assertividade. Não porque identifiquem em Bento XVI uma consciência clara e profética do perigo de um cisma já vivo em seus anos. Mas porque eles projetam sobre nós uma grande responsabilidade pelos esforços que estamos realmente fazendo ou não para proteger a unidade entre os fiéis: seja esforços para proteger o magistério, como também esforços para salvaguardar a figura do Santo Padre - Não o considero acessório ou secundário - pelos esforços para uma unidade autêntica e complementar também significada pela dimensão litúrgica.
A dúvida de que não estamos fazendo os esforços necessários, nem de um lado nem de outro, me assalta de repente e, antes de mais nada, põe em risco minha própria consciência cristã. E temo que a ruína do Reino dividido em si esteja pronta. "E sua ruína foi grande."
Dom Marco Begato
Fonte:https://www.aldomariavalli.it/2020/10/28/dopo-il-caso-afineevsky-cattolici-divisi-figura-papale-svilita-fino-a-quando/
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