Por Antonio José Sánchez Sáez
- INTRODUÇÃO: O DOCUMENTO DE "CONFLITO À COMUNHÃO". COMEMORAÇÃO CATÓLICA ROMAN LUCERNE-ROMANA DA REFORMA EM 2017 " COMO POSSÍVEL SALIR DE RAMPA PARA A ABOLIÇÃO DA MASSA
Alguns meses atrás, soamos o alarme neste artigo (1) antes do ataque devastador à Eucaristia que implicava a publicação do documento "Do Conflito à Comunhão", publicado em outubro de 2013. Este documento foi aprovado pelo Conselho Pontifício pela Unidade dos Cristãos, presidida pelo Card. O alemão Walter Kasper, o teólogo da cabeça de Francisco, cujas teses favoráveis para dar comunhão a pessoas que vivem em adultério e sem castidade parecem ter sido totalmente apoiadas em Amoris Laetitia.
Meu artigo foi intitulado " PARA A DECACRALIZAÇÃO FINAL DA EUCARISTA: O DOCUMENTO" DO CONFLITO À COMUNHÃO. COMEMORAÇÃO LUTERANO-CATÓLICO ROMANA DE LA REFORMA EM 2017. RELATÓRIO DA COMISSÃO CATÓLICA LUTERAN-ROMANA DA UNIDADE ". UMA POSSÍVEL EXIT RAMP PARA A SUPPRESSÃO DO SACRIFÍCIO PERPETUAL DA MASSA ". Este documento infame apoiou veementemente as teses luteranas sobre a Eucaristia ao omitir a doutrina da transubstanciação como uma doutrina necessária da Missa católica e aspirada ao horror! para criar uma liturgia compartilhada em que os luteranos pudessem se sentir à vontade, à custa da omissão da fórmula de consagração. Não seria mais ou menos que a abolição do sacrifício perpétuo de que ele nos falou Daniel 12, 11.
Esse documento é a gota que enche o copo. Na verdade, a Eucaristia, o Cristo realmente presente sob a espécie de pão e vinho em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade tem sido submetido a um ataque furioso, desde a própria Igreja Católica, por esses sacerdotes, bispos , cardeais e teólogos que se jogaram nos braços de Lutero, do judaísmo Cabalístico e Talmúdico e da Maçonaria. Basta a breve lembrança que fizemos neste outro artigo nosso (2).
No primeiro artigo citado, concluímos:
"Depois de desvendar o sentido profundo da mensagem dos autores do documento que comentamos, infelizmente acreditamos que se pretende transformar a massa numa mera" comemoração ", removendo seu caráter sacrificial, negando a transubstanciação e substituindo-a por um jantar ou refeição santo, para tornar a Missa um mero memorial ou memória real da Ceia do Senhor, apelando para que os luteranos entrem em comunhão com nossas missas católicas, ou pior, para criar uma liturgia luterana-católica ou luterana-católica em Aquele que toda comunista indistintamente, eliminou o katejon necessário para a união das Igrejas Católica e Luterana, que é a Eucaristia. Não por acaso, o título do Documento é escuro, mas revelador (Do Conflito à Comunhão), à luz desta intenção descrita ".
É profetizado na Revelação pública que, no final dos últimos tempos, a parte infiel da Igreja Católica que apóstata da fé impõe a toda a Igreja a supressão da Eucaristia, portanto, da Missa. Assim, no Antigo Testamento, o profeta Daniel nos falou claramente sobre a abolição do sacrifício perpétuo e, em seguida, sobre a abominação da desolação, isto é, a entronização do Anticristo no altar, fazendo-se adorar como Deus, onde ele deveria estar. Sagrario. Em Daniel 9, 27, somos informados de que o Anticristo suprimirá a Missa após os primeiros 3,5 anos de reinado.
E no Novo Testamento, São Paulo nos diz que há algo misterioso que é reter e reter o Anticristo ( katejos, katejon ). Os Santos Padres da Igreja consideraram que os katejos eram o Império Romano ou, pelo menos, sua ordem legal e moral. Eu acredito que há algo mais, e que os katejos são a Eucaristia de Cristo. A este respeito, refiro-me ao primeiro artigo citado. O próprio Cristo nos diz que o tempo para fugir para o deserto será quando ocorrer a abominação da desolação (Mt. 24: 15-17,21), que, como vimos, é após a supressão do sacrifício perpétuo.
O mesmo veio a profetizar, com profunda preocupação, o então cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII:
"Estou preocupado com as mensagens da Santíssima Virgem para Lucia de Fátima. Essa persistência de Maria sobre os perigos que ameaçam a Igreja é uma advertência divina contra o suicídio de alterar a Fé em Sua Liturgia, em Sua Teologia, em Sua alma ... Ouvi em torno de mim inovadores que querem desmantelar a Capela Sagrada, destruir a chama Igreja universal, rejeitar seus ornamentos e fazê-la sentir remorso pelo passado histórico. Chegará um dia em que o mundo civilizado negará o seu deus, no qual a Igreja duvidará, como Peter duvidava. Ela ficará tentada a acreditar que o homem se tornou Deus. Em nossas igrejas, os cristãos olharão em vão para a lâmpada vermelha onde Deus os aguarda. Enquanto Maria Madalena chorava diante do túmulo vazio, eles perguntaram: "Onde você colocou? "(3)
Dentro da Revelação Pública, a Tradição da Igreja sempre interpretou os versículos que na Bíblia nos falam sobre a apostasia da Igreja nos advertindo que alcançaríamos a culminação de rejeitar o maior dogma de nossa fé, o mysterium fidei , a crença na presença real na Eucaristia, fonte e cume da Igreja ( Ecclesia de Eucharistia , 1). A Santíssima Virgem reclamou amargamente sobre isso (4). E, como conseqüência dessa falta de fé na presença real, acabará por suprimir a massa. Esta apostasia é resumida no numeral 675 do Catecismo. Mas muitos dos Santos Padres da Igreja nos falaram sobre isso (5).
A mesma Virgem, em seu trabalho interior para o padre Gobbi, publicada com imprimatur, veio nos advertir que um dia a Eucaristia seria suprimida na Igreja:
"A Santa Missa é o sacrifício perpétuo, a oferta pura que é oferecida ao Senhor em todo o mundo, desde o nascer até o pôr-do-sol. O sacrifício da Missa renova o realizado por Jesus no Calvário.Congratulando-se com a doutrina protestante, será dito que a Missa não é um sacrifício, mas apenas a Santa Ceia, isto é, a lembrança do que Jesus fez na última ceia. E assim a celebração da Santa Missa será suprimida. Nesta abolição do sacrifício perpétuo consiste o horrível sacrilégio, realizado pelo anticristo, que durará três anos e meio, ou seja, doze cem e noventa dias "(Mensagem de 31 de dezembro de 1992).
É muito provável que essa supressão seja feita pelo falso profeta, em conjunto com o anticristo. E é que o Anticristo terá seu falso profeta, que o precederá, como disse São Ireneu de Lyon (discípulo direto de São João Evangelista) em seu grande trabalho Adversus Haereses . Pois, assim como Cristo teve um profeta que pregou e abriu caminho para ele (João Batista), pregando contra o adultério, parece lógico pensar que o Anticristo, que é o monge de Deus, deve ter seu falso profeta, um falso papa com chifres como o cordeiro (a mitra), mas que fala como um dragão (o dragão é comunismo marxista), que pregará que o adultério não é pecado. Ele é o anticristo da terra ou o anticristo religioso (Apocalipse 13, 11-15).
Anna Catherine Emmerick, proclamada beatificada por João Paulo II, profetizou que os sacerdotes seriam obrigados a fazer algo em que muitos não concordariam e, em seguida, seriam divididos em fiéis e incrédulos. Enquanto alguns se preparavam para fechar as igrejas e se preparar para a defesa, outros aceitaram as reformas com prazer. Possivelmente, esse pedido será, pouco depois, para celebrar uma liturgia conjunta católica-protestante na qual não há consagração. É inferido de suas palavras:
" Também vi na Alemanha esclarecidas eclesiásticas mundanas e protestantes expressando desejos e formando um plano para a fusão de confissões religiosas e para a supressão da autoridade papal.(AA.III.179)
... e este plano tinha, na própria Roma, seus promotores entre os prelados! (AA.III.179)
Eles construíram uma grande igreja, estranha e extravagante; Todos tiveram que entrar para unir e ter os mesmos direitos lá; evangélicos, católicos, seitas de todos os tipos: o que deve ser uma verdadeira comunhão do profano onde haveria apenas um pastor e um rebanho. Tinha que haver um papa, mas ele não tinha nada e era um homem assalariado. Tudo foi preparado de antemão e muitas coisas já foram feitas: mas no lugar do altar, não havia nada além de desolação e abominação. (AA.III.188) "
Vejo os inimigos do Santíssimo Sacramento que fecham as Igrejas e impedem que elas adorem, aproximando-se de um castigo terrível. Eu os vejo doentes e no leito de morte sem sacerdote e sem sacramento (AA.III.167) ".
E ainda mais claramente:
" 2 de abril de 1820 - Eu ainda tinha uma visão da grande tribulação, seja em nossa terra ou em países remotos. Parecia ver que o clero estava sendo pedido para uma concessão que não podia fazer. Eu vi muitos sacerdotes velhos e alguns franciscanos antigos, que já não carregavam o hábito de sua ordem e especialmente um eclesiástico muito antigo, para chorar muito amargamente. Eu também vi alguns jovens chorando com eles. (AA.III.161). Eu vi outros, entre eles todos mornos, emprestando voluntariamente o que foi exigido deles. Eu vi os velhos, que permaneceram fiéis, se submetem à defesa com grande aflição e fecham suas igrejas. Vi muitos outros, pessoas piedosas, compatriotas e burgueses, aproximando-os: era como se estivessem divididos em duas partes, uma boa e uma ruim. (AA.III.162) "
- A CONCEPÇÃO LUTÁRIA DE MASSA E SUA REFUTAÇÃO NO CONSELHO DE TRENTO
Lutero achou difícil admitir a "mudança" de substância (transubstanciação) e preferiu falar de coincidência ou dupla existência (consubstanciação ou impanação), a fim de negar a presença real de Cristo na Eucaristia. De onde vem essa saída da doutrina sã da Eucaristia? Como sempre, do seu ódio à palavra sacrifício: ao negar que a Eucaristia foi a renovação e atualização do sacrifício de Cristo no Calvário nega que na Eucaristia Cristo seja oferecido ao Pai pelo sacerdote, conforme exigido pelo cânon da Missa, onde, após a consagração, a partição do Anfitrião representa a sua morte, e o seu consumo a sua ressurreição.Continuando com este argumento, Lutero acreditava que a Missa não era a oferta de um novo sacrifício de Cristo ao Pai, e, para acabar com esse significado litúrgico, é por isso que elimina esse aspecto da celebração. Mas é que a Igreja nunca disse que a massa era um sacrifício novo e diferente ao sacrifício único de Cristo no Calvário. A Igreja sempre entendeu que a Missa é a renovação e atualização desse sacrifício original, mas sim, sim, é repetida de forma anormal sempre que uma Missa é celebrada , não adicionando um novo sacrifício ao original. Lutero, como vemos, distorceu o autêntico significado católico da Missa porque odiava conceber a Eucaristia como um sacrifício, um sacrifício que a Igreja Católica sempre considerou necessário para satisfazer o Pai e apaziguar sua justa ira pelos pecados dos homens e perdoar nossos pecados, consumindo-o na graça de Deus. Isso ocorre porque a fé luterana considera que o homem é salvo pela mera fé, sem a necessidade de se arrepender ou confessar seus pecados. Portanto, por que atualizar o sacrifício de Cristo se não for necessário, pois todos os que crêem nele são salvos, façamos o que fazemos, pelo seu sacrifício na cruz? E como não há sacrifício, não há cordeiro para sacrificar ... ergo Cristo não está presente na Eucaristia, e este é um mero memorial ou memorial da Última Ceia do Senhor.
Para Lutero, então, a Missa é uma mera "anamnese" ou lembrança da última ceia ou, no máximo, do sacrifício de Cristo, sem que ela volte a ocorrer (reconstruindo), sem sangue no altar: na opinião dele, Na Missa, o sacerdote simplesmente se lembra da última ceia ou, no máximo, do sacrifício de Cristo no Calvário, enquanto que para a Igreja Católica o sacerdote lembra esse sacrifício através de sua renovação, reproduzindo-o novamente, místicamente, no consagração, mas não nova, mas a mesma coisa, só agora sem sangue, mas realmente atualizada e realmente realizada no altar da Igreja. Portanto, não é surpreendente que a primeira fixação de Lutero fosse remover os altares e substituí-los por mesas, à maneira de uma ceia. A anamnese ou lembrança luterana, portanto, não tem nada a ver com a anamnese ou lembrança da Igreja Católica, e se limita a uma mera "lembrança" ou "eucaristia" de meros eventos ou eventos passados.
A partir de hoje, poucos luteranos acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia. Lutero compreendeu que não haveria transubstanciação, mas uma consubstanciação, de modo que Cristo estava presente junto com o pão e o vinho, de maneira espiritual e não real . A grande maioria sabe que seus sacerdotes não têm sucessão apostólica e que seus ministros não são ordenados de maneira válida para consagrar, pelo que se aproximaram das teses de Calvino e Zwinglá, segundo as quais, na Eucaristia, a presença de Cristo é meramente simbólica ou metafórica.
O sentido correto do "memorial" ou "comemoração" é que a renovação e não renovação do sacrifício de Cristo na Cruz é resumida perfeitamente pelo Catecismo, número 1382:
"A Missa é ao mesmo tempo inseparável o memorial sacrificial em que se perpetua o sacrifício da cruz e o sagrado banquete de comunhão no Corpo e Sangue do Senhor. Mas a celebração do sacrifício eucarístico está totalmente orientada para a união íntima dos fiéis com Cristo através da comunhão. A comunhão é receber o próprio Cristo oferecido por nós ".
Como conseqüência, o Concílio de Trento excomunga todos aqueles que, como os luteranos, consideram apenas a Eucaristia como uma mera comemoração, lembrança ou memória (isto é, não como uma reprodução real do sacrifício), isto é, como uma sacrifício de ação de graças, não propiciatório:
"Pode. 3. Se alguém diz que o sacrifício da Missa é apenas louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício cumprido na cruz, mas não propiciatório ; ou que só beneficia o destinatário; e que não deve ser oferecido pelos vivos e pelos mortos, pelos pecados, dores, satisfações e outras necessidades, seja anátema ".
Cristo, morto na Cruz, põe fim à devastação do Diabo sobre os homens, adquirida por culpa do pecado original, desde que os mandamentos sejam batizados e cumpridos, preservando, através do sacramento da confissão, a graça santificadora que infunde nela. O memorial do sacrifício de Cristo é, portanto, propiciatório, isto é, porque é uma reprodução real dentro da Santa Missa do sacrifício original de Cristo na cruz, agradar ao Pai e apaziguar sua justa ira por nossos pecados até o momento que é reparado por eles e é infundido pela consumação da Eucaristia, sendo na graça de Deus, a força para perseverar na Verdade e para cometer um pecado, arrepender-se e retornar à vida de graça. A Missa é, portanto, necessária para o sacrifício de Cristo na cruz para beneficiar os vivos e os mortos.
É o que Trento diz:
"Cap. 2. [O sacrifício visível é propiciado pelos vivos e pelos falecidos]
Porque o Senhor apaziguou o sacrifício deste sacrifício, concedendo a graça e o dom da penitência, perdoa os crimes e os pecados, por mais grandes que sejam. Um e o mesmo é, de fato, a vítima, e a que agora é oferecida pelo ministério dos sacerdotes, é a mesma que se ofereceu na cruz, sendo apenas diferente a maneira de se oferecer. Os frutos dessa oblação própria (do sangrento, dizemos), são percebidos por essa inanição, até serem diminuídos de qualquer maneira [Can. 4]. Portanto, não é apenas legítimo oferecido, de acordo com a tradição dos Apóstolos, pelos pecados, dores, satisfações e outras necessidades dos fiéis vivos, mas também para aqueles que estão mortos em Cristo, ainda não totalmente purgados [Can. 3]. "
A Santa Missa, como uma reprodução que é do sacrifício redentor de Cristo na cruz, tem os mesmos fins e produz os mesmos efeitos que isso:
- Adoração: o sacrifício da Missa cede a Deus uma adoração absolutamente digna dele. Com uma missa, damos a Deus toda a honra que lhe é devida. Glorificação ao Pai: com Cristo, em Cristo e por Cristo.Este é o fim latréutico.
- Reparação: propósito propiciatório, reparação dos pecados.
- Pedido: fim impetrável. Pedir graças e favores, uma vez que a Missa tem infinita eficácia da oração do mesmo Cristo.
A Igreja Católica sempre ensinou que, na Santa Missa, o único sacrifício sangrento do Calvário, um sacrifício não sangrento, é atualizado, de uma maneira sem sangue, que consiste no fato de Cristo estar realmente presente por transubstanciação e sacrificado sem sangue ao Pai, em reparação para o nosso pecados. Não há repetição de um novo sacrifício, mas sim o sacrifício original, de uma maneira sem sangue, está presente: o cordeiro de Deus que se sacrifica na Missa, vítima imaculada e agradável ao Pai, obtemos através da fórmula conspiratória pronunciada pelo sacerdote, A transubstanciação funciona. Esse sacrifício da Eucaristia é idêntico ao da Cruz, porque Cristo está na vítima e no sacerdote, só que na Missa o sacrifício não tem sangue.
Isto é o que o Catecismo da Igreja Católica diz (6).
Portanto, é herético dizer, por luterano, que a Eucaristia é o mero memorial, lembrança ou comemoração do jantar; ou o mero memorial, lembrança ou comemoração do sacrifício de Cristo na Cruz, sem necessidade de ser atualizado ou renovado e sem caráter propiciatório.Os protestantes constantemente falam de "memorial", "memória sagrada" ou "lembrança real", "comemoração" ou "anamnese", para falar da presença meramente espiritual de Cristo na Eucaristia, e não a real. A maioria deles concebe a Missa como um mero jantar festivo e não como um sacrifício. E o mais grave entre os luteranos, apenas como um lembrete do sacrifício. Por isso, eles e muitos outros teólogos supostamente católicos falam de transignificação ou transfinalização, mas nunca usam a palavra transubstanciação, que odeiam e rejeitam furiosamente, porque sua idéia é que a presença de Cristo é meramente metafórica, simbólica ou espiritual, como uma como uma renovação do sacrifício de Cristo, presente ontologicamente em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade sob as espécies eucarísticas de pão e vinho.
O documento "Do Conflito à Comunhão", já comentou, conclui, abertamente protestante: " Se a compreensão da Ceia do Senhor como uma lembrança real é levada a sério de forma coerente, as diferenças na compreensão do sacrifício eucarístico são aceitáveis para católicos e luteranos. ". A Eucaristia não é a verdadeira lembrança da Ceia do Senhor, não. É a presença real de Cristo na Eucaristia.
III. RELATIVO À COINCIDÊNCIA DA CONCEPÇÃO QUE TEM FRANCISCO DA EUCARISTA COM A TESE PROTESTANTE: SUA HOMILIA NA MASSA DE CORPUS CHRISTI DE 18 DE JUNHO DE 2017 (7)
Que a concepção luterana e protestante da Eucaristia comentou, segundo a qual a Eucaristia é a "memória real" (note a distorção do adjetivo "real", que deve sempre se referir à forma como Cristo está presente na Eucaristia, não a uma lembrança "realista" do jantar) da santa e última ceia, parece estar totalmente presente na homilia que Francisco proclamou em 18 de junho de 2017, na Missa da festa de Corpus Christi.
Lembramos, é claro, que Francisco nunca se ajoelha diante do Santíssimo Sacramento. Ele nunca o faz após a consagração, quando ele próprio oficia a Missa. Nem o faz na adoração eucarística (lembremos que Lutero proibiu isso porque considerou que Cristo, após a Missa, não estava presente nem mesmo consubstanciado), nem mesmo nesta festa, apesar de ter preparado uma abajur de veludo vermelho de pelúcia (8). Só isso deve colocar os honestamente católicos em guarda. Além disso, retirou a festa de quinta-feira de Corpus Christi na diocese de Roma, passando para domingo, de modo que o afluxo de fiéis foi muito menor que outros anos. Ele também parou de acompanhar o Santíssimo Sacramento na carruagem que vai de San Juan de Letrán à Basílica de Santa Maria la Mayor, escolhendo fazer a viagem de carro (!).
Mas vamos ver o que ele disse. Estressamos em negrito o mais perturbador.
"Na solenidade de Corpus Christi, o tema da memória reaparece uma e outra vez:" Lembre-se de todo o caminho que o Senhor, seu Deus, fez você viajar ... Não se esqueça do Senhor, que o alimentou no deserto com um maná "(Deuteronômio 8: 1-14, 16), disse Moisés ao povo. "Faça isso em memória de mim" (1 Cor 11, 24), Jesus nos dirá. O "pão vivo que desceu do céu " (Jo 6:51) é o sacramento da memória que nos lembra, de forma real e tangível , a história do amor de Deus por nós.
Lembre-se , a Palavra divina nos diz hoje a cada um de nós. A memória das obras do Senhor fez com que as pessoas no deserto caminhassem com mais determinação; nossa história pessoal de salvação baseia-se na lembrança do que o Senhor fez por nós. A lembrança é essencial para a fé, como a água para uma planta: assim como uma planta não pode permanecer viva e dar frutos sem ela, nem a fé se não se basear na memória do que o Senhor fez por nós.
Lembre-se . A memória é importante porque nos permite permanecer apaixonados, lembre-se , isto é, carregue no coração, não se esqueça de que nos ama e que somos chamados a amar. No entanto, esta faculdade única, que o Senhor nos deu, está hoje bastante enfraquecida. No frenesi em que estamos imersos, são muitas pessoas e eventos que parecem como se passassem nossas vidas sem deixar rastro. Vira a página com rapidez, com fome de novidade, mas memórias ruins. Assim, eliminando memórias e vivendo instantaneamente, corremos o risco de permanecer na forma superficial, a moda do momento, sem ir ao fundo, sem essa dimensão que nos lembra quem somos e de onde procedemos. Então, a vida externa é fragmentada e o interior torna-se inerte.
Por outro lado, a solenidade de hoje nos lembra que, na fragmentação da vida, o Senhor vem nos encontrar com uma fragilidade amorosa que é a Eucaristia. No Pão da Vida, o Senhor nos visita, tornando-se humilde, que cura com amor nossa memória, doente de frenesi. Porque a Eucaristia é o memorial do amor de Deus. Lá "o memorial da sua paixão é celebrado" (Solenidade do Corpo Santíssimo e Sangue de Cristo, Antiphon ao Magnificat das Segundas Vésperas), o amor de Deus para nós, que é a nossa força, o apoio à nossa caminhada. É por isso que o memorial eucarístico nos torna tão bons: não é uma memória abstrata, fria ou conceitual, mas uma lembrança viva e reconfortante do amor de Deus .Na Eucaristia é todo o sabor das palavras e gestos de Jesus, o sabor da Páscoa , a fragrância do seu Espírito . Recebendo isso, imprime em nosso coração a certeza de ser amado por ele. E, como digo isso, penso em particular em vocês, meninos e meninas, que receberam recentemente a Primeira Comunhão e que estão presentes aqui em grande número.
Assim, a Eucaristia forma uma memória grata em nós, porque reconhecemos crianças amadas e satisfeitas pelo Pai; uma memória livre, porque o amor de Jesus, o seu perdão, cura as feridas do passado e mitiga a memória das injustiças sofridas e infligidas; uma memória paciente, porque no meio da adversidade sabemos que o Espírito de Jesus permanece em nós.
A Eucaristia nos encoraja: mesmo na estrada mais acidentada, não estamos sozinhos, o Senhor não nos esquece e cada vez que vamos a ele, ele nos conforta com amor. A Eucaristia também nos lembra que não somos indivíduos, mas um corpo. Como as pessoas no deserto reuniram o maná caído do céu e o compartilhavam com a família (Ex. 16), então Jesus, o Pão do Céu, nos convoca para recebê-lo e compartilhá-lo entre nós. A Eucaristia não é um sacramento "para mim" , é o sacramento de muitos que formam um só corpo. São Paulo nos lembrou: "Porque o pão é um, nós, sendo muitos, somos um só corpo, porque todos comemos do mesmo pão" (1 Coríntios 10:17). A Eucaristia é o sacramento da unidade. Quem o recebe torna-se necessariamente um artifício de unidade, porque a construção da unidade nasceu nele, em seu "DNA espiritual". Que este Pão de unidade nos cure da ambição de estar acima dos outros, da voracidade para se acumular para si próprio, fomentar a discórdia e disseminar a crítica; Isso suscita a alegria de nos amar sem rivalidade, inveja e fofocas caluniosas.
E agora, vivendo a Eucaristia, adoremos e agradecemos ao Senhor por este dom supremo: memória viva de seu amor, o que nos torna um só corpo e nos leva à unidade ".
Para Francisco, portanto:
- A Eucaristia é apenas a lembrança real de Cristo, do amor que ele tem por nós e de sua última ceia:
- "O" pão vivo que desceu do céu "(Jo 6:51) é o sacramento da memória que nos lembra, de forma real e tangível , a história do amor de Deus por nós".
- "Na Eucaristia é todo o sabor das palavras e gestos de Jesus, o sabor da Páscoa , a fragrância do seu Espírito ". Note-se que Francisco não diz que na Eucaristia Jesus realmente é, mas (a memória de) suas palavras e gestos na Páscoa.
- Qualquer alusão à presença real de Cristo na Eucaristia é omitida.
- Dizem que a Eucaristia não é um sacramento "para mim", como se a sua dimensão unificadora do povo de Deus na Verdade da fé eliminasse a dimensão sacramental que tem a alma dos católicos que a consomem, por estar na graça .
- A Eucaristia é um sacramento da unidade: infelizmente, tendo em conta o conceito indiferente de Francisco e sua crença de que todas as denominações ou igrejas cristãs (incluindo a Igreja Católica) são igualmente válidas porque cada uma delas tem apenas uma parte da Verdade , e que todos eles, portanto, formam um poliedro (10), tememos que esta alusão à unidade seja referida, como também avisa o documento "Do conflito à comunhão", à unidade de todos os cristãos ( não só católicos, mas hereges e cismáticos não-católicos) sob uma Eucaristia em que não haverá consagração ou transubstanciação, mas a mera lembrança da Última Ceia.
Infelizmente, essa concepção protestante ou pseudo-protestante da Eucaristia foi revelada em muitas outras homilias dele. Como um breve lembrete,
- Em sua Homilia na Missa da Festa de Corpus Christi em 26 de maio de 2016 (11), ele falou de "fazer" a Eucaristia ", assimilando-a novamente à memória.
Ele explica que o mandamento de Jesus de celebrar a Eucaristia é limitado a um mero lembrete e a alimentar os pobres:
"Que o gesto da procissão eucarística, que faremos em breve, também responda a este mandato de Jesus.Um gesto para lembrar dele; um gesto para alimentar a multidão atual; um gesto para "quebrar" nossa fé e nossa vida como sinal do amor de Cristo para esta cidade e para o mundo inteiro.
- Em sua Homilia na Missa da Festa de Corpus Christi, 4 de junho de 2015 (12)
"Na Última Ceia, Jesus doa seu Corpo e Sangue através do pão e do vinho , para nos deixar o memorial de seu sacrifício de amor infinito".
Não há pão ou vinho após a transubstanciação, acrescentamos.
"Assim, aprendemos que a Eucaristia não é uma recompensa para o bem, mas a força para os fracos, para os pecadores, é o perdão, o viaticum que nos ajuda a caminhar, caminhar".
A Eucaristia só pode ser recebida na graça de Deus, quando não há pecado mortal: não pode ser considerado uma ajuda para aqueles que estão em pecado mortal (por exemplo, adúlteros) para deixar seus pecados, como diz São Paulo, quem come e bebe indignamente o Corpo eo Sangue de Cristo come e bebe sua própria condenação (1 Cor 11, 29).
- Em sua Homilia na Missa da Festa de Corpus Christi em 19 de junho de 2014 (13)
Novamente, a Eucaristia entendia como uma simples memória:
"Purifique nossa memória para que ela não permaneça presa em uma seletividade egoísta e mundana e seja uma memória viva de sua presença ao longo da história de seu povo, uma lembrança que se torna um" memorial "de seu gesto de amor redentor. Amém.
- Em sua Homilia na Missa da Festa de Corpus Christi em 30 de maio de 2013 (14)
Ele nega a multiplicação dos pães e dos peixes, como fez outra vez (15)
"Um último elemento: de onde vem a multiplicação dos pães? A resposta é encontrada no convite de Jesus aos discípulos: "Dê", "dê", compartilhe ".
Associa a Eucaristia com uma simples partilha de solidariedade:
"... na sociedade também há uma palavra-chave para a qual não temos que ter medo:" solidariedade ", isto é, saber como colocar à disposição de Deus o que temos, nossas capacidades humildes, porque só em compartilhar, nossa vida será frutífera, dará frutos. Solidariedade: uma palavra mal vista pelo espírito mundano! "
Em resumo, em nenhuma das suas cinco homilias de Corpus Christi, ele já falou da presença real de Cristo na Eucaristia, operada por transubstanciação.
- Em seu Angelus, em 23 de agosto de 2015 , comentando o Discurso sobre o Pão da Vida de São João, incorretamente se refere ao fato de que esse pão é o sacrifício dele na Cruz, e não a presença real de Cristo sob as espécies eucarísticas de pão e veio a consagração feita nos milhões de massas celebradas desde então até agora:
"Hoje, as leituras do sexto capítulo do Evangelho de São João terminam com o discurso sobre o" Pão da Vida "proclamado por Jesus no dia seguinte ao milagre da multiplicação de pães e peixes. No final desse discurso, o grande entusiasmo do dia anterior desapareceu, pois Jesus havia dito que era o pão que desceu do céu e que Ele daria a Sua carne como alimento e Seu sangue como uma bebida, em clara alusão ao sacrifício de Sua própria vida . Essas palavras causaram desapontamento nas pessoas, que não queriam ouvir falar de um Messias que não fosse "bem-sucedido". Foi assim que alguns viram Jesus: como Messias, que deveria falar e agir de tal maneira que sua missão fosse bem-sucedida, imediatamente! Mas eles estavam errados exatamente nisso: como entender a missão do Messias! Mesmo os discípulos não podiam aceitar essa linguagem, uma linguagem do Mestre, perturbadora. E a passagem hoje refere-se ao seu desconforto: "É difícil aceitar essa linguagem", disseram, (João 6:60) "Quem pode ouvi-lo?"
Para Francisco, a Missa é uma mesa em que não comunicamos a Cristo realmente presente, mas sua presença se limita à presença na leitura do Evangelho:
"Tudo o que temos no mundo não satisfaz a nossa fome pelo infinito. Precisamos de Jesus, de permanecer com Ele, de nutrir-nos à Sua mesa, com Suas palavras de vida eterna ! Acreditar em Jesus significa fazer dele o centro, no sentido da nossa vida. Cristo não é um elemento acessório: Ele é o "pão vivo", o alimento indispensável. Para se juntar a Ele em uma verdadeira relação de fé e amor não significa ser encadeado, mas ser [mais] profundamente livre, sempre a caminho ".
"... Quem é Jesus para você? Você está com Jesus? Você procura conhecê-lo em sua palavra? Você lê o Evangelho todos os dias, uma passagem do Evangelho para conhecer Jesus? Você carrega um pequeno Evangelho em seu bolso, na sua carteira, para ler em todos os lugares. Porque quanto mais estamos com ele, mais o desejo de permanecer com ele cresce ".
- Francisco compartilhou a comunhão como aquele que distribui um biscoito, sem dizer "O Corpo de Cristo: https://www.youtube.com/watch?v=coY__PD0oko (8th minute).
- A ANAFORA DE ADDAI E MARI COMO POSSÍVEL INSTRUMENTO PARA ABOLAR A TRANSIVSTANCIACIÓN NA MASSA CATÓLICA
A igreja caldéia está em comunhão com Roma. Por causa dos destroços no Iraque e da posterior diáspora dos caldeus, após a guerra no Iraque, João Paulo II admitiu que os caldeus assistiram às liturgias assírias e participaram de sua Eucaristia e, ao contrário, os assírios ortodoxos participaram as missas caldéia, permitindo a intercomunhão.
JPII baseou-se, ao tomar essa decisão, em que a igreja assíria ortodoxa havia sido reconhecida como uma igreja desde o início da cristandade e que (essa era a opinião de Kasper como presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, apoiou e aprovou o documento "Do Conflito à Comunhão" (16), embora a fórmula consecradora na Anáfora de Addai e Mari de origem nestoriana não apareça, seria dispersa ou "eucológica". A anáfora de Addai e Mari (para os assírios ortodoxos) foi admitida pela Congregação para a Doutrina da Fé em sua Declaração de 17 de janeiro de 2001, no entendimento de que esta anáfora historicamente incluiu a fórmula oral, que tem sido perdido em sua versão escrita, da fórmula consecratory.
No entanto, sabendo que esta fórmula era inválida para que os católicos caldeus pudessem operar a transubstanciação, ele pediu fortemente à Igreja Assíria Ortodoxa (não podendo impostá-la porque não está em comunhão com Roma) do que nos casos de católicos caldeus na A missa foi feita com algumas das outras fórmulas de consagração disponíveis para os asiáticos ortodoxos, com fórmula consagradora. Já o Sínodo Ortodoxo Assírio de 1978 em Bagdá autorizou seus sacerdotes a apresentar a recitação do establishment eucarístico na consagração de Addai e Mari quando havia caldeus fiéis na assembléia.Isso reafirmou a crença católica de que sem consagração a recitação não existe uma Eucaristia. O mesmo se reafirmou nesse documento do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos de 2001 (Diretrizes ...):
"Quando os fiéis caldeus estão participando de uma celebração assíria da Sagrada Eucaristia, o ministro assírio é convidado a inserir as palavras da Instituição na Anáfora de Addai e Mari, conforme permitido pelo Santo Sínodo da Igreja assíria do Oriente. "
De fato, se alguém lê a anáfora de Addai e Mari, ortodoxo nas suas origens, da tradição nestoriana, não recita as palavras da Consagração ("Este é o Meu Corpo ..." ... "Este é o Cálice do Meu Sangue ... "), Que são, de acordo com a Igreja Católica, transubstanciação.
Na tradição manuscrita desta anáfora, a história da instituição eucarística não está inserida. Isso não quer dizer que a consagração foi dispensada, mas o medo de que as palavras consagradas fossem contaminadas pelos cristãos cristãos significava que foram omitidos nos textos (eles deixaram de ser escritos como um arcanum). A prova da existência oral desta fórmula conspiratória é a presença de uma anamnese - a parte da Santa Missa que segue a consagração - explícita no texto.
A gravidade do que queremos denunciar neste artigo é que tememos muito que em breve seremos informados na Igreja Católica que a anáfora de Addai e Mari, sem a fórmula consecatória, é válida para todo o rito eucaristico católico -luterano que parece estar sendo feito em Roma, de costas para Card. Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que Francisco deixou para trás depois de demitir os membros da Congregação do palco de JPII e BXVI e substituí-los por outros com um marcado modernista 17).
Aqui você pode ver a literalidade da anáfora:
- CONCLUSÕES
Todos rezemos para que Francisco volte à fidelidade do magistério da Igreja e que a supressão do sacrifício perpétuo, com a ajuda de seu teólogo líder, Card. Kasper, que prepara o caminho para ele. A desculpa pode ser, por ocasião da comemoração! Do 5º centenário do cisma luterano, a redação de um novo rito católico-luterano ou luterano-católico em que a forma desaparece (a fórmula da consagração eucarística da missa) e, portanto, a transubstanciação. Sua admiração por Lutero, cuja estátua é vermelha! foi colocado no Salão Paul VI em 13 de outubro! do ano passado (18) e cujas 95 teses que ele sorriu para esse ato não aceitam notícias otimistas. Tampouco são as suas declarações muito perturbadoras sobre a Eucaristia, algumas das quais já esclarecemos aqui, e sua recusa perturbadora de se ajoelhar em consagração ou adoração eucarística. Lembremos que Francisco também concelebrou uma cerimônia conjunta ecumênica com protestantes luteranos na Catedral Luterana de Lund (19), não menos que 31 de outubro, dia em que o heresiararca alemão, há cinco séculos, pendurou suas 95 teses na porta da capela do castelo de Wittenberg.Observe que, não por acaso, 31 de outubro é o dia do diabo no calendário satânico (Halloween) ...
A Igreja Protestante Luterana Sueca, que recebeu Francisco, ordena mulheres e muitas delas convivem como lésbicas (20). Na declaração conjunta assinada por Francisco após essa celebração, eles se comprometem a buscar soluções para celebrar a Eucaristia juntos "em uma mesa" (21). Nele diz-se abertamente que este é o objetivo.
" Muitos membros de nossas comunidades desejam receber a Eucaristia em uma mesa como uma expressão concreta de plena união . Sentimos a dor daqueles que compartilham toda a sua vida, mas não podem compartilhar a presença redentora de Deus na mesa da Eucaristia. Reconhecemos nossa responsabilidade pastoral conjunta para responder à fome e à sede espiritual de nosso povo para sermos um em Cristo. Desejamos que esta ferida seja curada no Corpo de Cristo. Este é o propósito de nossos esforços ecumênicos , que esperamos que progridem, também com a renovação do nosso compromisso no diálogo teológico ".
A Divina Providência queria que escrevemos este artigo em 2 de agosto de 2017, observando que é São Pedro Juliano Eymard, o Apóstolo Eterno da Eucaristia, Fundador dos Sacerdotes do Santíssimo Sacramento, Servos do Santíssimo Sacramento, Arcebispo de Santo Sacramento e outras obras. Que ele interceda pela Eucaristia, coração e centro de nossa fé, mais ameaçado hoje do que em qualquer outro momento da história da Igreja.
Louvado seja o Santíssimo Sacramento do Altar! Bendita seja a Excelência Mãe de Deus, Santíssima Maria, pastor de todas as heresias! Beato São José, proteja sua Igreja nesta hora escura!
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