A reforma do Papa Francisco já foi escrita por Martinho Lutero
por Sandro Magister
Muito tem sido escrito no desenho do equilíbrio dos primeiros cinco anos do pontificado de Francisco e sua "revolução", verdadeira ou imaginária.
Mas raramente, ou nunca, foi feito com a nitidez e amplitude de visão da análise publicada abaixo.
O autor, Roberto Pertici, 66 anos, é professor de história contemporânea na Universidade de Bergamo e dedicou seus estudos mais importantes à cultura italiana dos séculos XIX e XX, dando especial atenção à relação entre Estado e Igreja.
Este ensaio é inédito e é publicado pela primeira vez em Settimo Cielo.
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O FIM DO "CATOLICISMO ROMANO"?
por Roberto Pertici
1. Neste ponto o pontificado de Francisco Eu acho que pode-se argumentar, razoavelmente, que marca o crepúsculo desta impressionante realidade histórica que pode ser definida como "catolicismo romano".
Sejamos claros: isso não significa que a Igreja Católica está em seu ponto final, ela está decaindo da forma como ela foi estruturada e autorrepresentada historicamente ao longo dos séculos passados.
Na verdade, parece claro que este é o projeto que conscientemente aponta o grupo de expert que circundam Francisco: um projeto entendido como resposta extrema a crise nas relações entre a Igreja e o mundo moderno e também como um pré-requisito para um renovado caminho ecumênico em comum com outras denominações cristãs, especialmente os protestantes.
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2. Por "catolicismo romano" compreender esta grande construção histórica, teológica e jurídica que começa a partir da helenización (no aspecto filosófico) e da romanização (no aspecto político-jurídico) do cristianismo primitivo, e que baseado na primazia do sucessor de Pedro, tal como emerge da crise de mundo antigo e tardio e do arranjo teórico da era gregoriana ( "Dictatus Papae").
Nos séculos seguintes, a Igreja também concedeu o seu próprio direito interno, o direito canônico, que tem a lei romana como um modelo. E este elemento jurídica ajudou a moldar gradualmente uma organização hierárquica complexa com os regulamentos precisos internos que regem a vida da "burocracia do celibatário" (a expressão é Carl Schmitt) que gerencia e também os leigos que fazem parte disso.
O outro momento decisivo de formação do "catolicismo romano" é, finalmente, o eclesiologia elaborado pelo Concílio de Trento, que confirma a centralidade da mediação eclesial para a salvação, em contraste com as teses luteranas do "sacerdócio Universal "e que, portanto, define o caráter hierárquico, único e central da igreja; Seu direito de controlar e, se necessário, condenar as posições que contrastam com a formulação ortodoxa das verdades da fé, e seu papel na administração dos sacramentos.
Essa eclesiologia encontra o seu selo sobre o dogma da infalibilidade papal proclamada pelo Concílio Vaticano I, testado oitenta anos mais tarde com a afirmação dogmática da Assunção de Maria ao céu (1950) que, juntamente com a proclamação Dogmática anterior na sua Imaculada Conceição (1854) também confirma a centralidade na devoção Mariana.
No entanto, seria restritiva para limitar-nos ao que temos dito até agora. Porque há ou melhor, havia também uma generalizada "Eu me sinto Católico", que consiste em:
- uma atitude cultural baseada num realismo sobre a natureza humana, por vezes desencantada e disposta a "entender tudo" como premissa de "perdoar tudo";
- uma espiritualidade não ascética, que incluía certos aspectos materiais da vida, que não estava disposto a desprezar;
- um compromisso na caridade diária para com os humildes e necessitados, sem a necessidade de idealizá-los ou torná-los novos ídolos;
- uma disposição para ser representada também na própria magnificência e, portanto, também disponível às razões da beleza e das artes como testemunho de uma suprema Beleza à qual o cristão tende;
- uma sutil investigação dos movimentos mais recônditos do coração, da luta interior entre o bem e o mal, da dialética entre as "tentações" e a resposta da consciência.
Pode-se dizer, portanto, que o que eu chamo de "catolicismo romano" entrelaça três aspectos, além do claramente religioso: estético, legal e político. É uma visão racional do mundo que se torna uma instituição visível e compacta, e que fatalmente entra em conflito com a ideia de representação que emerge na modernidade e que se baseia no individualismo e numa concepção de poder que, subindo de baixo, acaba pondo em discussão o princípio da autoridade.
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3. Este conflito é considerado de formas diferentes, muitas vezes opostas, por aqueles que o analisaram. Carl Schmitt dirigiu um olhar admirado para a "resistência" do "catolicismo romano", considerada a última força capaz de conter as forças dissolventes da modernidade. Outros criticaram duramente: nessa luta, a Igreja Católica teria destacado, de maneira ruinosa, suas características jurídico-hierárquicas, autoritárias e externas.
Além das avaliações opostas, o que é certo é que nos últimos séculos o "catolicismo romano" foi forçado a ficar na defensiva. O que tem sido progressivamente discutido em sua presença social tem sido, sobretudo, o nascimento da sociedade industrial e o consequente processo de modernização, que pôs em marcha uma série de mudanças antropológicas ainda em curso. Como se "o catolicismo romano" fosse "orgânico" (expressando-o na linguagem veto-marxista) para uma sociedade agrária, hierárquica e estática baseada na penúria e no medo e que não tem relevância, no entanto, em uma sociedade "afluente" , dinâmico, caracterizado pela mobilidade social.
O Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) deu uma primeira resposta a essa situação de crise. De acordo com o Papa João XXIII, que o havia convocado, teve que realizar uma "atualização pastoral"; isto é, de olhar com novo otimismo o mundo moderno. Em suma, enfim, abaixar a guarda: não se tratava mais de realizar um duelo secular, mas de abrir um diálogo e realizar um encontro.
O mundo, naqueles anos, estava passando por mudanças extraordinárias e um desenvolvimento econômico sem precedentes: provavelmente a mais sensacional, rápida e profunda revolução da condição humana da qual temos notícias na história (Eric J. Hobsbawm). O Concílio contribuiu para essa mudança, mas por sua vez foi subjugado por ele: o ritmo das "atualizações" - favorecido também pela transformação ambiental vertiginosa e pela convicção geral, cantada por Bob Dylan, de que -"os tempos estão mudando” - saiu do controle da hierarquia ou, pelo menos, da parte que queria realizar uma reforma, não uma revolução.
Assim, entre 1967 e 1968 assistiu-se à "mudança" de Paulo VI, que se expressou em uma análise preocupante da turbulência de maio de 68 e, mais tarde, da "revolução sexual", contida na encíclica "Humanae vitae" de Julho de 1968. O pessimismo que veio durante os anos sessenta que o grande pontífice foi tal que, conversando com o filósofo Jean Guitton, ele se perguntou e perguntou-lhe, lembrando de uma passagem perturbadora do Evangelho de Lucas: "Quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra? " E acrescentou: "O que me surpreende, quando considero o mundo católico, é que às vezes dentro do catolicismo um tipo de pensamento não católico parece predominar e pode acontecer que esse pensamento não católico dentro do catolicismo se torne, amanhã, o predominante" .
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4. Sabe-se qual foi a resposta dos sucessores de Paulo VI a esta situação: conjugação de mudança e continuidade; levar a cabo, em relação a algumas questões, as correções oportunas (memoráveis, a partir deste ponto de vista, a condenação da "teologia da libertação"); buscar um diálogo com a modernidade que fosse, ao mesmo tempo, um desafio: sobre os temas da vida, a racionalidade do homem, a liberdade religiosa.
Bento XVI, no que foi o verdadeiro texto programático de seu pontificado (o discurso à Cúria Pontifícia de 22 de dezembro de 2005), confirmou um ponto firme: que as grandes decisões do Vaticano II deviam ser lidas e interpretadas à luz da tradição anterior da Igreja e, portanto, também da eclesiologia que emergiu dos concílios de Trento e Vaticano I. Também pela simples razão de que você não pode negar formalmente a fé crida e vivida por geração após geração sem introduzir um "vulnus" irreparável na auto-representação e na percepção difundida de uma instituição como a Igreja Católica.
Conhece-se a enorme rejeição que causou esta linha não só "extra ecclesiam", manifestada em uma agressão midiática e intelectual contra o Papa Bento XVI absolutamente sem precedentes, mas também - de uma maneira nicodêmica e no murmúrio inerente ao mundo clerical - no corpo eclesiástico , que fundamentalmente deixou só este Papa nos momentos mais críticos do seu pontificado. Isso, creio eu, foi a causa de sua renúncia em fevereiro de 2013, que, além das interpretações tranquilizadoras, foi e é um evento histórico cujos motivos e implicações de longo prazo ainda precisam ser aprofundados.
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5. Esta foi a situação herdada pelo Papa Francisco. Limito-me apenas a mencionar os aspectos biográficos e culturais que fizeram de Jorge Mario Bergoglio "ab initio" indiferente em parte ao que chamei de "catolicismo romano":
-a natureza periférica da sua formação, profundamente enraizada no mundo latino-americano e que torna difícil encarnar a universalidade da igreja ou, pelo menos, empurrá-lo para vivê-la de uma forma nova, encurralando a civilização européia e americana;
-sua pertença a uma ordem como a companhia de Jesus que, no último meio século, realizou uma das mais clamantes reposições políticas-culturais de que se tem notícias na história recente, passando de uma posição "reacionária" para uma diferentemente "revolucionária" e, portanto, provando um pragmatismo, em muitos aspectos, digno de reflexão;
-seu ser alheio ao elemento estético do "catolicismo romano", sua ostentação de qualquer representação da dignidade do ofício (os apartamentos Pontifícios, a capa vermelha e o aparato Pontifício habitual, os carros de representação, a residência de Castel Gandolfo) e o que ele chama de "costumes do Príncipe renascentista" (começando com o atraso e, mais tarde, ausência de um concerto de música clássica em sua homenagem no início do seu pontificado).
Eu tentaria antes destacar o que pode ser, na minha opinião, o elemento unificador das múltiplas mudanças que o Papa Francisco está introduzindo na tradição católica.
Eu faço isso com base em um pequeno livro de um eminente homem da Igreja, geralmente considerado o teólogo referência do atual pontificado e que foi eloquentemente citado por Francisco em seu primeiro Angelus, em 17 de março de 2013, quando disse: "nestes dias pude ler um livro de um cardeal - o cardeal Kasper, um teólogo competente, um bom teólogo - sobre misericórdia, e este livro me causou um grande bem, mas não pense que estou fazendo publicidade dos livros dos meus cardeais. Não é assim, mas me fez muito bem, muito bem ".
O livro de Walter Kasper ao qual me refiro intitula-se: "Martinho Lutero, uma perspectiva ecumênica", e é a versão reformulada e ampliada de uma conferência que o cardeal proferiu em 18 de janeiro de 2016 em Berlim. O capítulo sobre o qual quero chamar a atenção é o sexto: "Notícias ecumênicas de Martinho Lutero".
O capítulo inteiro é construído sobre um argumento binário, segundo o qual Lutero foi induzido a aprofundar a ruptura com Roma principalmente por causa da recusa do papa e dos bispos em realizar uma reforma. Foi apenas na surdez de Roma, escreve Kasper, que o reformador alemão, "com base em sua compreensão do sacerdócio universal, teve que se contentar com uma ordenança de emergência". No entanto, ele continuou a confiar no fato de que a verdade do Evangelho impor-se-ia por si mesma, deixando assim, a porta fundamentalmente aberta para um possível entendimento futuro ".
Mas também no lado católico, no início do século XVI, muitas portas permaneceram abertas; Em suma, havia uma situação fluida. Kasper escreve: "Não havia uma eclesiologia católica harmoniosamente estruturada, mas apenas abordagens, que eram mais uma doutrina sobre hierarquia do que uma verdadeira eclesiologia. A elaboração sistemática da eclesiologia será levada a cabo na teologia da controvérsia, como antítese. às polêmicas da Reforma contra o papado O papado se torna assim, de uma maneira sutil e então desconhecida, a marca de identidade do catolicismo, a respectiva tese e antítese confessional se condicionaram e se bloquearam mutuamente.
Portanto, de acordo com o significado completo do argumento de Kasper, agora é necessário proceder a uma "desconfessionalização" das confissões reformadas e, também, da Igreja Católica, mesmo que isso nunca tenha sido considerado uma "confissão". , mas a Igreja universal. Devemos retornar a algo semelhante à situação que precedeu a eclosão de conflitos religiosos do século XVI.
Enquanto em ambito Luterano esta "desconfesionalização" já foi amplamente realizada (com a secularização conduzida por essas sociedades, também os problemas que estavam na base das controvérsias confessionais tornaram-se irrelevantes para a grande maioria dos cristãos "reformados"), na esfera católica ainda há muito a ser feito devido à sobrevivência de aspectos e estruturas do que chamei de "catolicismo romano". Portanto, o convite para a "desconfionalização" é dirigido sobretudo ao mundo católico. Kasper o invoca como uma "redescoberta da catolicidade original, não restrita a um ponto de vista confessional".
Para isso, seria necessário superar definitivamente a eclesiologia tridentina e a do Vaticano I. Segundo Kasper, o Concílio Vaticano II abriu o caminho, mas sua recepção foi controversa e nada linear. Daí o papel do atual pontífice: "Papa Francisco, abriu uma nova fase neste processo de acolhida para destacar a eclesiologia do povo de Deus, o povo de Deus a caminho, no sentido da fé do povo de Deus, a estrutura Sinodal da Igreja. e para a compreensão da unidade coloca em jogo uma nova abordagem interessante. Descreve a unidade ecumênica não com a imagem de círculos concêntricos em torno do centro, mas com a imagem do poliedro, ou seja, uma realidade com mais caras ;. não um quebra-cabeça unido desde o exterior, mas um todo que, em comparação com uma pedra preciosa, é um todo que reflete a luz que a golpeia de maneira maravilhosamente múltipla. Referindo-se a Oscar Cullmann, o Papa Francisco retoma o conceito de diversidade reconciliada ".
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6. Se reconsiderarmos brevemente a essa luz os comportamentos de Francisco que causaram mais impacto, entenderemos melhor a lógica unitária:
- mostrar, desde o dia de sua eleição, sua posição como bispo de Roma, e não como pontífice da Igreja universal;
- sua desestruturação da figura canônica do pontífice romano (seu famoso: "Quem sou eu para julgar?"), com base na qual, portanto, não há apenas os motivos característicos mencionados acima, mas uma razão mais profunda , de natureza teológica;
- a perda da potencialização prática de alguns dos sacramentos mais característicos do "sentimento católico" (confissão auricular, casamento indissolúvel, a Eucaristia), realizada por razões pastorais de "misericórdia" e "acolhida";
- a exaltação da "parresía" dentro da Igreja, da confusão supostamente criativa, à qual a visão da Igreja está ligada quase como uma federação de Igrejas locais, dotada de amplos poderes disciplinares, litúrgicos e, também, doutrinais.
Algumas pessoas se escandalizam com o fato de que uma interpretação de "Amoris Laetitia" será válida na Polônia, diferente da da Alemanha ou da Argentina em relação a pessoas divorciadas que se casaram novamente. Mas Francisco poderia responder que são faces diferentes daquele poliedro que é a Igreja Católica, à qual pode ser acrescentado mais cedo ou mais tarde - por que não? - também nas igrejas reformadas pós-luteranas, em um espírito, precisamente, de " diversidade reconciliada ".
É fácil prever que os próximos passos neste caminho serão um repensar da catequese e da liturgia em sentido ecumênico; também neste caso, considerando os pontos de partida, o caminho que aguarda o lado católico é muito mais árduo do que o do lado "protestante"; haverá também uma perda de potencialização da ordem sagrada em seu aspecto mais "católico", isto é, no celibato eclesiástico, com o qual a hierarquia católica também deixará de ser a "burocracia celibatária" de Schmitt.
É mais fácil compreender, então, a verdadeira exaltação da figura e a obra de Lutero pelos vértices da Igreja Católica, por ocasião dos quinhentos anos de 1517, até o disputado selo comemorativo que lhe foi confiado pelos Correios do Vaticano. ele e Melanchthon aos pés de Jesus na cruz.
Pessoalmente, não tenho dúvidas de que Lutero é um dos gigantes da "história universal", como costumava ser dito antes, mas "est modus in rebus": acima de tudo, as instituições devem ter uma espécie de modéstia quando ocorrem mudanças nessas dimensões, ou ser ridicularizado: o mesmo que sentíamos no século XX, quando vimos os comunistas reabilitarem em uníssono e, por ordem e comando, os "hereges" condenados e combativos valentemente até o dia anterior: o "contraordem, camaradas! " das vinhetas de Giovannino Guareschi.
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7. Se, portanto, ontem o "catolicismo romano" foi considerado um corpo alheio à modernidade, alienação que não foi perdoada, é natural que seu declínio seja saudado hoje com alegria pelo "mundo moderno" em suas instituições políticas, mediáticas e culturais e que, portanto, o atual pontífice seja visto como a pessoa que cura essa fratura entre os vértices eclesiásticos e o mundo da informação, das organizações e "grupos de especialistas" internacionais que, iniciado em 1968 com a "Humanae vitae", aprofundou-se com os sucessivos pontificados.
E também é natural que grupos eclesiásticos e círculos que quisessem superar a Igreja Tridentina nos anos 60, lendo nesta perspectiva o Vaticano II, depois de ter vivido escondido nos últimos quarenta anos, tenham sido expostos e, com seus herdeiros leigos e eclesiásticos figuram entre os componentes daquela "confiança cerebral" à qual ele aludiu no início.
No entanto, algumas questões que precisariam de reflexões adicionais e difíceis permanecem abertas.
A operação iniciada pelo Papa Francisco e sua "comitiva" terá um sucesso duradouro ou acabará encontrando resistência dentro da hierarquia e do que resta do povo católico, maior do que os marginais que surgiram até agora?
Que tipo de nova realidade "católica" dará vida à sociedade ocidental?
E, mais genericamente: que consequências terá em toda a esfera cultural, política e religiosa do mundo ocidental que, embora tenha alcançado um amplo nível de secularização, teve um de seus pilares precisamente no "catolicismo romano"?
É preferível que os historiadores não façam profecias e se contentem em compreender alguma coisa, se o conseguirem, nos processos em andamento.
Fonte: http://magister.blogautore.espresso.repubblica.it/2018/04/13/la-reforma-de-bergoglio-ya-la-escribio-martin-lutero/
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