Conselheiro do Vaticano: ensino da Igreja sob o papa Francisco diante de "ataque sutil, mas bem definido"
O ensino "ambíguo" do papa Francisco não é apenas a causa de "divisão" e "desordem" dentro da Igreja Católica, mas ameaça obscurecer as "marcas eclesiais definidoras" da Igreja , a saber, que ela é Una, Santa, Católica e Apostólica, disse o ex-chefe de doutrina dos bispos dos EUA em uma palestra.
SYDNEY, Austrália, 23 de fevereiro de 2018 (LifeSiteNews)
Padre e teólogo católico Pe.Thomas Weinandy, membro da Comissão Teológica Internacional do Vaticano, disse que uma crise foi desencadeada sobre a Igreja, que consiste nas quatro marcas da Igreja que estão sob "ataque sutil, mas bem definido". Ele falou esta semana na Austrália na Universidade de Notre Dame em uma palestra intitulada The Four Marks of the Church: a crise contemporânea em eclesiologia.
Weinandy foi demitido pelos bispos dos EUA em novembro depois de lançar uma carta que escreveu ao papa Francisco. Ele disse ao Papa que seu papado foi marcado por "confusão crônica" e que ele ensina com "uma falta de clareza aparentemente intencional".
O teólogo expandiu este tema em seu site australiano.
"Vou afirmar que estas quatro marcas eclesiais estão atualmente em risco. Esta ameaça vem não só de dentro da Comunidade teológica Católica, mas mesmo e lamentavelmente de dentro da liderança da Igreja ", disse ele.
O teólogo disse que, embora as disputas "sobre a doutrina, a moral e a liturgia" tenham estado presentes na Igreja desde o Vaticano II, "em nenhum momento durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI houve alguma dúvida sobre o que a Igreja ensina sobre sua Doutrina, Moral e prática Litúrgica ".
"Ambos reconheceram que o que realmente fez da Igreja Una é a sua Fé Universal e Apostólica inalterável, e seus sacramentos, especialmente a Eucaristia, como fonte e meio de sua santidade. Eles, portanto, ensinaram fielmente, desenvolveram-se claramente e promoveram ardentemente o ensino doutrinal e moral da Igreja e sua autêntica prática sacramental - tudo por causa de garantir e promover a sua comunhão eclesial ", continuou.
"Tal não é o caso, de muitas maneiras significativas, no presente pontificado do Papa Francisco", acrescentou.
A divisão é talvez mais pronunciada em movimentos de vários bispos para usar os ensinamentos do Papa Francisco, como foi encontrado em sua Exortação de 2016, Amoris Laetitia, para permitir aos recasados "casados de novo" receber a Sagrada Comunhão.
"Para o Papa Francisco ... como visto em Amoris Laetitia, repensar e manifestar de uma forma nova a fé apostólica e a tradição magisterial, antes clara, de uma maneira aparentemente ambígua, de forma a deixar confusão e perplexidade dentro da comunidade eclesial, é contrariar seus próprios deveres como o sucessor de Pedro e para transgredir a confiança de seus colegas bispos, bem como a dos sacerdotes e dos fiéis inteiros ", afirmou.
"Parece que o papa Francisco se identifica não como o promotor da unidade", conclui, "mas como agente da divisão".
As Quatro Marcas da Igreja
"O Creio Constantinopolitano de Niceia (381 dC) professa que acreditamos na Igreja Única, Santa, Católica e Apostólica", disse Weinandy, estabelecendo as bases para sua palestra.
"Cada marca, em sua plenitude, deve ser adequadamente concebida e articulada, e ainda apenas juntas, em sua relação pericorética, elas formam a Fundação teológica da autêntica autocompreensão da Igreja", disse ele. "sem elas, a própria identidade da igreja se tornaria opaca, não possuindo nenhum caráter discernível, e assim seria exposta a qualquer e qualquer tipo de pretensão, ou por ela mesma ou de fora. Além disso, estas quatro marcas eclesiais são mais plenamente expressas e mais abundantemente nutridas na liturgia eucarística. "
Voltando rapidamente para a aplicação dessas verdades a acontecimentos recentes preocupantes em Roma, Weinandy adverte que "essas quatro marcas eclesiais definidoras estão atualmente em risco. Esta ameaça vem não só da comunidade teológica católica, mas mesmo e infelizmente da liderança da Igreja ".
"Por causa desse perigo, vou concluir defendendo a necessidade de montar uma defesa sólida e defesa clara das quatro marcas da Igreja", continuou ele. "Sem uma desculpa, a identidade da Igreja - o que ela realmente é - tornar-se-á desordenada e enfraquecerá a capacidade de viver e proclamar o Evangelho de Jesus Cristo".
"Este enfraquecimento, então, também será mais visivelmente promulgado dentro da liturgia eucarística, que não só causará escândalo, mas também, e mais importante, rebaixará a liturgia eucarística enquanto a suprema promulgação da Igreja sendo Una, Santa, Católica e Apostólica".
Referindo-se às sementes da confusão que foram costuradas através de passagens ambíguas em Amoris Laetitia, que alguns bispos interpretaram como dando licença para permitir que os "casados novamente" recebessem a comunhão, Weinandy voltou-se para os escritos de São Inácio de Antioquia.
"Inácio estava profundamente consciente da destruição do ensino herético, pois um ensino tão errôneo eliminou as marcas muito eclesiais que definiram a Igreja", afirmou. "Simplificando, tal bispo herético não teria mais dentro de si mesmo como bispo as quatro marcas definidoras da Igreja e, portanto, ele não poderia mais justificadamente agir como um membro eclesial dentro da Igreja. Ele pode continuar a agir fora da Igreja, ou mesmo dentro da Igreja, mas suas ações não terão um verdadeiro caráter eclesial, pois as quatro marcas essenciais e indispensáveis da igreja estarão ausentes dentro de seu ministério especioso ".
Weinandy entrou em detalhes explicando que o atual papado desafia as quatro marcas fundamentais da Igreja encontradas no Credo de Nicéia.
O pontificado do Papa Francisco desafia a unidade da Igreja
Weinandy advertiu que a abordagem do Papa "atinge a própria essência do ministério petrino, conforme a intenção de Jesus e continuamente compreendida pela Igreja".
"O sucessor de São Pedro, pela própria natureza do ofício, deve ser, literalmente, a encarnação pessoal e, portanto, o sinal consumado da comunhão eclesial da Igreja, e assim o principal defensor e promotor da comunhão eclesial da Igreja. Assim, uma maneira de proceder que permite e até mesmo encoraja divergências doutrinais e morais mina todo o ensinamento do Vaticano II sobre a comunhão eclesial, bem como o de toda a tradição magisterial e teológica que volta a Inácio. Ao parecer encorajar a divisão doutrinal e a discórdia moral dentro da Igreja, o pontificado presente transgrediu a marca fundamental da Igreja - a unidade dela ", disse ele.
Desafio à Apostolicidade da Igreja
Weinandy advertiu que o "ensinamento ambíguo do Papa parece, às vezes, cair fora dos magistrados ensinamentos da comunidade eclesial apostólica histórica" por ela ", promove a divisão e a desarmonia em vez de unidade e paz dentro da Única Igreja Apostólica. Parece haver, como conseqüência, nenhuma garantia de fé ".
"Pelo menos a heresia é uma clara negação da fé apostólica e, portanto, pode ser claramente identificada e, como tal, devidamente abordada. O ensino ambíguo, precisamente por causa da sua obscuridade, não pode ser claramente identificado e, por isso, é ainda mais incômodo, que promove a incerteza sobre como ser entendido e, assim, é preciso esclarecer ", afirmou.
"Além disso, para o Papa Francisco, então, tomar parte no debate subsequente, um debate pelo qual ele próprio é responsável, no que diz respeito à interpretação adequada do ensino incerto é falso", disse Weinandy. "Ele agora permitiu que outros sejam o árbitro do que é verdadeiro, quando é precisamente o mandato apostólico do papa ser aquele que confirma os irmãos, tanto episcopais como leigos, na verdade".
Desafio à Catolicidade da Igreja
O teólogo disse que uma "anarquia teológica que o próprio Papa, talvez involuntariamente, iniciou advogando uma concepção errada da sinodalidade" está minando a Catolicidade da Igreja.
"A governança hierárquica inteira e visível da Igreja universal é estruturada precisamente para manter e promover a comunhão eclesial - uma comunhão que incorpora a única fé apostólica". No entanto, a abordagem do Papa Francisco, diz Weinandy, mina e sanciona as divisões dentro da Igreja.
"Atualmente estamos testemunhando a desintegração da catolicidade da Igreja, pois as igrejas locais, tanto a nível diocesano como nacional, muitas vezes interpretam as normas doutrinais e os preceitos morais de várias formas contraditórias e conflitantes. Assim, o que os fiéis são instruídos a acreditar e praticar em uma diocese ou país não está em conformidade com o que os fiéis são instruídos a acreditar e praticar em outra diocese ou país ", disse ele.
Desafio à Santidade da Igreja
Weinandy disse que a santidade da Igreja está "sob cerco, principalmente, mas não surpreendentemente, em relação à Eucaristia".
Grande parte da controvérsia em torno de Amoris Laetitia centra-se em uma nota de rodapé em que parece que o Papa permite que os sacramentos, incluindo a Comunhão, sejam dados a pessoas em situações conjugais irregulares.
Weinandy enfatizou que permitir que os católicos recebam a Santa Comunhão, cuja conduta exterior é "seriamente, clara e firmemente contrária à norma moral" é manchar a santidade da Igreja.
"Para que alguém receba a comunhão em um estado desonrado, ele declara uma mentira, pois, ao receber o sacramento, está afirmando que alguém está em comunhão com Cristo, quando, na realidade, não está".
"Esta é uma" ofensa contra a santidade da Igreja ", disse ele.
O padre disse que nenhuma interpretação de "misericórdia" pode mudar isso.
"Para permitir que aqueles que persistem em manifesto pecado grave para receber a comunhão, aparentemente como um ato de misericórdia, é tanto para descondenatóriar o mal do pecado grave e para caluniar a magnitude eo poder do Espírito Santo", disse ele. "tal prática pastoral está implicitamente reconhecendo que o pecado continua a governar a humanidade apesar do trabalho Redentor de Jesus e sua unção do Espírito Santo sobre todos os que crêem e são batizados. Jesus não é realmente Salvador e senhor, mas Satanás continua a reinar.
Weinandy abordou o que muitos vêem como um "escândalo" crescente na Igreja.
[S] candal é a conseqüência pastoral pública de permitir que as pessoas em pecado grave manifesto não arrependido recebam a Sagrada Comunhão. Não é simplesmente que os membros fiéis da comunidade eucarística estarão consternados e provavelmente descontentes, mas, mais importante, ficarão tentados a pensar que eles também podem pecar gravemente e continuar em boa posição com a Igreja. Por que tentar viver uma vida Santa, mesmo uma vida heróica virtuosa, quando a própria Igreja parece exigir nenhuma dessas vidas, ou mesmo encorajar tal vida? Aqui, a Igreja se torna uma zombaria de si mesma e essa charada não gera nada além de desprezo e desdém no mundo, e escárnio e cinismo entre os fiéis, ou na melhor das hipóteses, uma esperança contra a esperança entre os pequeninos.
O sacerdote disse que é através de uma defesa, conhecimento adequado e amor pela Eucaristia que as "quatro marcas da Igreja são mais plenamente expressas e abundantemente alimentadas".
"na Eucaristia, acima de tudo, a identidade da igreja é mais claramente promulgada e tornada visível. Pois na Eucaristia somos feitos um com Cristo e um com o outro como juntos professamos e aclamamos alegremente nossa única fé apostólica e universal, uma fé que é canalizada com as Santidades do espírito, e assim como uma comunidade eclesial que veneramos e glorificamos a Deus o Pai - a fonte e o fim de tudo. Dentro da Eucaristia, então, as quatro marcas da Igreja mais lindamente brilham ", disse ele.
Weinandy concluiu chamando sua audiência para rezar pelo Papa.
"Como dito anteriormente, há muito no caráter do Papa Francisco para admirar, e lhe devemos nossas orações diárias pela força em enfrentar os encargos de seu ministério. No entanto, isso não pode nos desculpar de falar a verdade apaixonada", disse ele.
"Qualquer um que tenha experiência na vida religiosa - ou, nesse caso, em um casamento - entenderá que às vezes a verdade deve ser dita sem rodeios - não por amargura, mas por fidelidade às pessoas envolvidas e para salvaguardar o propósito que compartilham", acrescentou.
Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/u.s.-bishops-former-theologian-four-marks-of-church-are-becoming-opaque-und?
Nenhum comentário:
Postar um comentário