Cardeal Burke: Um Papa que professa uma heresia formal deixaria de ser Papa. É um pensamento assustador, e espero que não testemunhemos isso em breve
22.12.2016 -
Questionado sobre o que aconteceria se o papa fosse considerado um herege, Burke foi franco, indicando mais uma vez que ele pensou isso até a conclusão lógica.
Por Steve Skojec – OnePeterFive | Tradução Sensus Fidei.
Em uma entrevista publicada esta semana no Catholic World Report, Cardeal Burke (que concedeu a entrevista na Festa da Imaculada Conceição) parece estar se sentindo um pouco ousado. Referindo-se a uma declaração que ele fez em 2004 sobre “sempre ficando em apuros”, depois de enfrentar o candidato presidencial pró-aborto John Kerry sobre a questão da comunhão, o entrevistador perguntou se isso ainda era o caso. Burke respondeu: “Acho que isso é verdade, mas acredito que é um bom problema.”
O entrevistador, então, foi direto ao ponto:
CWR: Quando foi a última vez que um Papa foi repreendido?
Cardeal Burke: Tanto quanto sei, e eu não sou um especialista nisso, foi João XXII. Ele foi corrigido por um ensinamento errôneo sobre a visão beatífica.
CWR: E quem fez isso?
Cardeal Burke: Havia um bispo envolvido e alguns frades dominicanos…
CWR: Existe uma base bíblica para repreender um papa?
Cardeal Burke: A base bíblica clássica é a repreensão de São Paulo em relação a Pedro [em Gálatas 2: 11ss] em razão de sua acomodação dos judaizantes na Igreja Cristã primitiva. São Paulo confrontou Pedro francamente, porque exigiria coisas dos cristãos gentios que não são inerentes à fé cristã. E Pedro realmente concordou com isso, mas quando estava com os judaizantes fingia a outra posição e assim Paulo o corrigiu, como ele mesmo disse, francamente.
CWR: Por que o senhor acha que o capítulo 8 de Amoris Laetitia é tão ambíguo?
Cardeal Burke: O motivo de sua ambiguidade, parece-me, é dar liberdade a uma prática que nunca foi admitida na Igreja, ou seja, a prática de permitir que pessoas que vivem em pecado grave recebam os Sacramentos publicamente.
Depois de discutir as origens das dubia e o dever moral que ele e os outros que escreveram a Francisco sentiram para dissipar a confusão e referir-se às antigas práticas da Igreja, ao lidar com situações morais complexas, a conversa voltou-se para aqueles prelados que estão resistindo aos erros da exortação:
CWR: Há outros, além dos quatro cardeais que submeteram as dubia ao papa Francisco, que apoiam o que o senhor está dizendo?
Cardeal Burke: Sim.
CWR: E eles não estão falando por que…?
Cardeal Burke: Por várias razões, uma delas é a maneira como a mídia toma essas coisas e as distorce, fazendo parecer que qualquer pessoa que levante uma pergunta sobre Amoris Laetitia é desobediente ao Papa, ou um inimigo do Papa, e assim por diante. Então eles…
CWR Eles estão sendo submissos.
Cardeal Burke: Sim, suponho.
CWR: Um prelado acusou o senhor e seus colegas cardeais de estarem em heresia. Como o senhor responde a isso?
Cardeal Burke: Como você pode estar em heresia por fazer perguntas honestas? É simplesmente irracional acusar-nos de heresia. Estamos fazendo perguntas fundamentais baseadas na tradição constante do ensino moral da Igreja. Então, eu não creio que há qualquer dúvida de que, fazendo isso, fizemos algo herético.
CWR: Alguns críticos dizem que o senhor está implicitamente acusando o Papa de heresia.
Cardeal Burke: Não, isso não é o que está implícito em tudo isso. Simplesmente pedimos a ele, como o Supremo Pastor da Igreja, que esclareça esses cinco pontos que estão confusos; Estes cinco pontos, muito graves e fundamentais. Nós não estamos acusando-o de heresia, mas apenas lhe pedindo para que responda a estas perguntas para nós como o Supremo Pastor da Igreja.
Alguns tomaram seu último ponto — que eles não estão acusando o papa de heresia — para significar que Burke e seus colaboradores, nas dúbia, estão indo de leve em sua abordagem em direção a Francisco. Mas eu diria que Burke é um orador muito preciso, e que ele está sendo tecnicamente preciso quando diz isso. Eles não estão acusando Francisco de heresia — ainda. É por isso que é imperativo que o papa responda às perguntas. Respondendo-as, esclareceria se ele é ou não um herege, e se ele precisa ser corrigido da maneira como foi o Papa João XXII, mencionado acima por Burke.
Há evidências para minha interpretação na seguinte seção da entrevista:
CWR: O bispo Athanasius Schneider, ORC, bispo auxiliar da Arquidiocese de Santa Maria em Astana, Cazaquistão e bispo titular de Celerina, que escreveu uma carta aberta de apoio aos quatro cardeais e suas dubia, também afirmou que a Igreja está em um cisma de fato. O senhor concorda com isso?
Cardeal Burke: Há uma divisão muito grave na Igreja que precisa ser reparada porque tem a ver com, como eu disse antes, com o ensino dogmático e moral fundamental. E se isso não for esclarecido em breve, pode evoluir para um cisma formal.
CWR: Algumas pessoas estão dizendo que o Papa poderia se separar da comunhão com a Igreja. O papa pode legitimamente ser declarado em cisma ou heresia?
Cardeal Burke: Se um Papa formalmente professasse heresia, ele deixaria, por esse ato, de ser o Papa. É automático. E assim, isso poderia acontecer.
CWR: Isso pode acontecer.
Cardeal Burke: Sim.
CWR: Este é um pensamento assustador.
Cardeal Burke: É um pensamento assustador, e espero que não testemunhemos isso em breve.
Como dizem nos filmes: “Não se trata de uma ameaça, mas de uma promessa”. Não cabe ao Cardeal Burke, ao Bispo Schneider, nem ao resto da aliança fiel de prelados saber se o papa perderia seu ofício ou não pela profissão de heresia. É apenas um fato. Não se pode simultaneamente ser um herege formal e um papa.
Para o Cardeal Burke ser capaz de responder a essas perguntas tão abertamente e sem nuances ou meios de equívoco, eu arriscaria dizer que ele já pensou nisto considerando todo o caminho que vê pela frente. Como ele será recebido e quais serão as consequências não é algo com o qual está a referir-se a si mesmo. Burke esclareceu sua posição sobre o assunto no ano passado, tanto quando disse que resistiria ao papa se chegasse a ele, e quando ele descreveu a situação lamentável, defendendo a “verdade da fé”, o fez nos seguintes termos:
“Se isso significa que cardeais se opõem a cardeais, então simplesmente temos de aceitar o fato de que… essa é a situação em que nos encontramos. Certamente, de minha parte, não busco este tipo de conflito, mas… se na defesa da verdade da fé eu acabar num desacordo ou em um conflito com outro cardeal, o que deve ser primordial para mim é a verdade da Fé e, como professor de fé, como pastor de almas, defender essa verdade”.
Questionado sobre o que aconteceria se o papa fosse considerado um herege, Burke foi franco, indicando mais uma vez que ele pensou isso até a conclusão lógica:
CWR: De volta a esta pergunta sobre o Papa cometer heresia. O que acontece então, se o Papa comete heresia e já não é mais Papa? Há um novo conclave? Quem está no comando da Igreja? Ou simplesmente não queremos ir até lá para começar a descobrir essas coisas?
Cardeal Burke: Já existe a disciplina a ser seguida quando o Papa deixa o seu ofício, assim como aconteceu quando o Papa Bento XVI abdicou de seu ofício. A Igreja continuou a ser governada, nesse ínterim, entre a data efetiva de sua abdicação e a inauguração do ministério papal do papa Francisco.
CWR: Quem é competente para declarar que ele está em heresia?
Cardeal Burke: Teria que ser membros do Colégio dos Cardeais.
CWR: Só para esclarecer novamente, o senhor está dizendo que o Papa Francisco está em heresia ou está perto disso?
Cardeal Burke: Não, não estou dizendo que o Papa Francisco está em heresia. Eu nunca disse isso. Nem tenho afirmado que ele está perto de estar em heresia.
CWR: O Espírito Santo não nos protege de tal perigo?
Cardeal Burke: O Espírito Santo habita a Igreja. O Espírito Santo está sempre vigiando, inspirando e fortalecendo a Igreja. Mas os membros da Igreja e, de forma preeminente, a hierarquia devem cooperar com as inspirações do Espírito Santo. Uma coisa é que o Espírito Santo esteja presente conosco, mas, outra coisa é sermos obedientes ao Espírito Santo.
A importância desta entrevista é… chocante. É clara, serena, contundente e completamente inflexível. Sua Eminência não diz mais do que deveria sobre o assunto em seu estágio atual, nem diz menos. Há um processo, e ele está seguindo-o à risca, como deve ser surpreendente de um homem com o seu conhecimento de direito eclesiástico.
O direito canônico, é claro, não prevê tais casos. Sobre esse assunto, Pete Balkinski de LifeSiteNews faz referências ao canonista americano Dr. Edward Peters sobre as questões jurídicas antes de Burke et. al:
De acordo com Peters, que detém a cátedra do Edmund Cdl. Szoka no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit, a tradição canônica tem lidado com a possibilidade de um papa cair em heresia pessoal e promover tal heresia publicamente e o que deve ser feito se isso acontecer.
Peters observa que, embora seja verdade que, como afirma o cânone 1404, “a Primeira Visão não é julgada por ninguém”, tornando-se assim impossível para qualquer pessoa remover um papa em erro de sua função, isso não significa que um papa em erro mantenha seu escritório.
Peters cita uma interpretação do Cânon 1404 pelo famoso advogado canonista americano, Lawrence Wrenn.
“O cânon 1404 não é uma declaração de impecabilidade pessoal ou inerrância do Santo Padre. Devendo, com efeito, o papa cair em heresia, entende-se que ele iria perder seu escritório. Capitular da fé de Pedro é capitular de sua cátedra”, escreve Wrenn no Novo Comentário de 2001 sobre o Código de Direito Canônico.
Peters escreve que a “questão crucial”, da perspectiva de um canonista, é “quem determinaria se um determinado papa caiu em heresia”, uma questão para a qual, segundo ele, a lei canônica é silenciosa, mas não a tradição canônica.
Peters encontra a tradição canônica expressa por Franz Wernz — um famoso canonista que foi eleito Superior Geral da Ordem dos Jesuítas em 1906 — que considerou o impacto da heresia pessoal por parte de um papa em sua obra Ius Canonicum.
Depois, estabelecendo várias posições que lidam com um papa herético e mostrando suas deficiências, Wernz especula que, enquanto ninguém na terra pode remover o poder de um papa, uma vez que não há um cargo superior ao de “Romano Pontífice” que seja capaz de fazer tal julgamento, no entanto, um conselho geral poderia determinar se um papa teria cometido heresia, e ao fazê-lo, efetivamente isola-se da videira verdadeira, perdendo assim a sua função.
Wernz escreve em sua obra publicada postumamente em 1928: “Em suma, precisa ser dito claramente que um Romano Pontífice herético [publicamente] verdadeiramente perde o seu poder. Entretanto, uma sentença criminal declaratória, embora seja meramente declaratória, não deve ser desconsiderada, por isso, não que um papa seja “julgado” como um herege, mas, sim, que ele foi considerado herético, isto é, um conselho geral declara o fato do crime pelo qual um Papa se separou da Igreja e perdeu seu posto”.
Depois de citar Wernz, Peters comenta: “Não sei de nenhum autor posterior a Wernz que conteste essa análise”.
Senhoras e senhores, temos um lugar na primeira fila da história. Continuemos rezando. Será uma viagem atribulada. Fonte: Sensus Fidei
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Nota de www.rainhamaria.com.br
Declarou o Arcebispo francês Marcel Lefebvre:
"Não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada durante vinte séculos de tradição da Igreja? Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica. A verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro. Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja? Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente. Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Para que o Papa represente a Igreja e seja dela a imagem, é preciso que esteja unido a ela tanto no espaço como no tempo já que a Igreja é uma Tradição viva na sua essência. Na medida em que o Papa se afastar dessa Tradição estará se tornando cismático, terá rompido com a Igreja. Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário. E é por isso que não estamos no cisma, somos os continuadores da Igreja católica. São aqueles que fazem as novidades que estão no cisma. Estou com vinte séculos de Igreja, e estou com todos os Santos do Céu!”
Declarou o Papa São Félix III: "Não se opor a um erro é aprová-lo. Não defender a verdade é suprimi-la".
SERÁ QUE O PAPA FRANCISCO RETROCEDERIA?
ResponderExcluirA PARTIR DELE, QUE NINGUÉM LHE IMPEDIRIA AS REFORMAS?
Cardeal Burke: Um Papa que professa uma heresia formal deixaria de ser Papa. É um pensamento assustador, e espero que não testemunhemos isso em breve - embora seja o mesmo que esperamos; todavia, não sei se nos contemplará com isso, mudando-se de suas posições, reconsiderando-se.
Se dessa forma acima o papa Francisco se mantiver intransigente em rever os textos ora objetos dos questionamentos, muito difícil seria reconsiderar-se – a saída única que os 4 cardeais teriam à mão seria passar-lhe um ato de correção formal.
Na diocese de Roma sob o papa e seu adjunto D Vallini já se estaria permitindo a S Comunhão aos adúlteros, em uniões irregulares, idem em B Aires, além das “dubia” já existentes que necessitam ser esclarecidas!
Tudo indicaria que o próximo 2017 lhe será o das surpresas amargas, porém, necessarias!
S Pio X acerca dos modernistas: … a tática deles é insidiosa e pérfida… consiste em não expor jamais suas doutrinas de modo metódico em seu conjunto; no entanto, expondo-as em fragmentos e espalhadas aqui e acolá… o qual contribui que se as tenha por flexiveis e indecisas em suas ideias, porém, à realidade essas são perfeitamente determinadas e consistentes (no sentido de ludibriar as pessoas e as deixar sempre em dúvidas, dando a margem a múltis interpretações, como nas seitas: a tudo e a todos relativizar!).